domingo, 29 de abril de 2012

Ricardinho abre o jogo e fala da sua vida e sobre sua convocação.

Aos 36 anos, Ricardinho diz que a convocação de ontem para a Liga Mundial, após cinco anos afastado da seleção brasileira, desde o Pan de 2007, foi especial. O levantador prevê ainda mais emoção no dia 18, na estreia do Brasil na Liga Mundial. "Vai haver muita ansiedade, nervosismo. Nesse meu primeiro dia vou estar muito emocionado, isso eu posso garantir", afirmou o jogador, nesta entrevista por telefone, em que falou ainda sobre a conversa que teve com o técnico Bernardinho e a amizade com Giba.

CONVOCAÇÃO
"Eu me sinto muito honrado. Depois de cinco anos fora, aos 36 anos, ser chamado para uma das melhores seleções, se não for a melhor seleção do mundo, me deixa muito feliz, contente, emocionado. Um pouquinho de cada coisa". 

EMOÇÃO
"Com certeza, essa é uma convocação que vai ficar marcada realmente na minha carreira. Não foi uma convocação normal, tem um gostinho bem diferente das outras". 

CONVERSA COM BERNARDINHO
"A gente conversou antes da final da Superliga. Fui até o hotel dele, em São Paulo, bati um papo com ele. Naquele momento, eu já estava muito feliz e satisfeito. A gente vinha falando durante esses anos todos que isso iria acontecer, não era para apressar. Realmente aconteceu agora. Naquele instante, eu já estava muito contente, independentemente se eu seria convocado ou não para a Seleção. Naquele momento em que eu falei com ele foi uma sensação ótima, não consegui nem pensar se iria ser chamado ou não".

SEM MÁGOAS
"Já não tinha mais (mágoa). Fazia muito tempo, né? Era mais essa troca de olhares, era mais esse contato nosso que depois de cinco anos estava acontecendo. Tenho certeza de que, como estava sendo legal para mim, estava sendo legal para ele também. Essa foi a minha sensação naquele momento".

OLIMPÍADA DE LONDRES
"Já vinha vendo tudo que vocês escrevem e o que passa na televisão e você já se imagina mesmo sem fazer parte de pré-lista. Imagina, então, fazendo parte? A sensação realmente é essa. Isso passa pela minha cabeça: tanto a Liga Mundial quanto a Olimpíada. Mas o fundamental para mim e o que eu fico imaginando é a minha primeira semana de trabalho, a readaptação ao esquema da Seleção, que conheço muito bem. São várias coisas e eu tenho que ir por fases".

RECEPÇÃO EM SAQUAREMA
"A gente vai conversando durante a semana. Conheço bastante do grupo que está lá ainda, cada um com sua personalidade, com seu jeitão. Mas eu vejo dessa forma: nós ali, fechados, sem que ninguém saiba nada, a gente vai batendo papo. Não acredito que tenha nenhuma reunião, acredito que vai ser realmente esse papo mais natural de a gente se encontrar ali por Saquarema. Como eu falei que uma possível volta minha e uma conversa com o Bernardinho poderiam acontecer, sempre com muita calma e cautela. Agora é deixar a coisa andar. Eu acredito que vou ser muito bem recebido, sim".

AMIZADE COM GIBA
"Falei com o Giba, é o cara com que eu sempre falei, agora com certeza vai ter uma frequência maior. É a pessoa com quem eu tenho um contato direto, que passa o feedback do pessoal. As desavenças e o que aconteceu são coisas passadas. Você tem carinho pela pessoa, conhece a família do cara inteira. Não é uma pessoa com quem eu convivi só alguns dias, foram vários anos juntos. Com certeza, a gente vai relembrar esses momentos e foram mais alegres do que tristes".

TITULARIDADE
"Não sei, não parei para pensar nisso, falando a verdade. A minha preocupação maior é me adaptar o mais rápido possível na minha semana de treinamento lá". 

A REESTREIA, NO DIA 18
"Vai haver muita ansiedade, nervosismo. Nesse meu primeiro dia, vou estar muito emocionado, isso eu posso garantir".

FAMÍLIA
"Minhas filhas (Bianca, de oito anos, e Júlia, de 14) estão muito contentes, principalmente a mais nova que acompanhou pouco esse meu período de Seleção. Ela entende muito bem porque as amiguinhas comentam. E a mais velha, que não era tão empolgada, está empolgadíssima".

VONTADE DE VOLTAR À SELEÇÃO
"Fui vendo o que vocês escrevem, o que sai na televisão, tudo isso sobre Olimpíada. Sei muito bem o que é uma Olimpíada, o que significa. O tempo foi passando e fui pensando cada dia um pouco mais, tendo essa vontade, me imaginando... Só que eu sabia que era uma coisa bem distante no início. Agora é real. Como sempre tudo na minha vida é muito rápido. Eu estava pensando que eu poderia, quem sabe, mas achava impossível, e agora estou ali, mais próximo de uma Olimpíada".

Retorno oficializado

Ricardinho está mesmo de volta à seleção brasileira. O levantador apareceu hoje entre os 18 inscritos para a Liga Mundial, que começa no dia 18 de maio. Na sua posição, também foi chamado Bruninho, que acertou sua transferência para o RJX. Marlon, Rapha e WIlliam, que haviam sido pré-inscritos, ficou de fora. A apresentação para os treinos será na terça-feira, em Saquarema.

Ricardinho entre os pré-inscritos

A tão esperada lista de jogadores pré-inscritos para a Liga Mundial saiu e o levantador Ricardinho foi incluído nela, com o número 12. Também fazem parte da relação, na mesma posição, Marlon, Bruninho, William e Rapha. Agora, a expectativa é pelo chamado para os treinamentos em Saquarema.
Do grupo de 25 pré-inscritos, sairão os jogadores que disputarão a competição a partir do dia 18 de maio. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Canadá, Finlândia e Polônia.
A fase final da Liga Mundial será em Sofia, na Bulgária, de 4 a 8 de julho, entre seis times: os primeiros de cada grupo, o melhor segundo colocado e o país-sede, que estarão divididos em dois grupos.

2 comentários:

  1. sou seu fan! na minha simples opinião você é o melhor levantador do mundo.Felicidades e que Deus sempre te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Na humildade, prevalece a honra!!!

    ResponderExcluir